Dehonianos - Província BSPMDJENCONTRO PROVINCIAL DA MDJ 2019

ENCONTRO PROVINCIAL DA MDJ 2019

“Família: Santuário da Vida”

No último fim de semana de julho (26, 27 e 28) tivemos o encontro provincial da MDJ, que ocorreu no Recanto Sagrado Coração de Jesus, em Lavras, Minas Gerais. Esse encontro tem como objetivo reunir todos os jovens missionários da MDJ, que pertencem à província BSP, para vivenciarem um fim de semana de formação já em vista da próxima etapa da missão, que será realizada na cidade de Taubaté, São Paulo.

No encontro provincial as reflexões realizadas tiveram como ponto central a família. Tanto que o tema do encontro foi “Família: Santuário da Vida”. Tivemos a presença de quase 90 jovens vindos de várias cidades que compõem a nossa Província. Vieram jovens de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Contamos com a presença do Padre Cleiton e do Irmão Valdemar, os coordenadores provinciais da MDJ. Os Fratres Jean, Carlos, Francisco, Reges, Filipe Luiz e o seminarista Elias Flauzino também auxiliaram na organização do encontro. Além disso, contamos com a agradável presença do Diácono Rafael Nobrega que veio com o grupo do Rio de Janeiro.

No sábado de manhã, dia 28, o Padre Mário Marcelo esteve conosco e ministrou para os jovens da MDJ uma formidável formação sobre a família e os vários desafios pelos quais a mesma passa na atualidade. Podemos destacar a belíssima reflexão que o Padre Mário fez sobre a ideologia de gênero e os perigos que essa ideologia apresenta as nossas famílias. Através de perguntas elaboradas em pequenos grupos, após a fala do padre, os nossos jovens missionários puderam interagir com ele e sanar algumas dúvidas sobre temas variados acerca da moral cristã. Na parte da tarde tivemos oficinas com o intuito de trabalhar alguns temas pertinentes à missão, trabalhamos tais temas: autoconhecimento, Lectio divina, sobre a relação com o outro, sobre missão/vocação e sobre integração/desafio. Após as oficinas tivemos a santa missa e um momento de recreação com o chinfrim de festa julina.

No domingo de manhã tivemos uma breve explanação acerca da realidade pastoral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté e os desafios pastorais que ela enfrenta. Nos próximos três anos ela acolherá os nossos jovens missionários. O Irmão Valdemar, o Padre Cleiton e os integrantes da MDJ de Taubaté conduziram esse momento. O Padre Cleiton leu para os jovens duas cartas, uma do Padre Felipe, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté. Outra, do Padre Ronilton, nosso superior provincial. Ambas foram endereçadas aos jovens, animando e incentivando-os no caminho da missão.

O encontro terminou no domingo, dia 29, após o almoço. Contamos com a presença de pessoas de boa vontade que nos auxiliaram na cozinha e na arrumação do encontro. Desde já agradecemos a Deus pela disponibilidade dessas pessoas em ajudar o nosso encontro provincial da MDJ. Os jovens missionários se mostraram animados com a próxima etapa da missão, que será em Taubaté, nos anos de 2020, 2021 e 2022. Nós da MDJ agradecemos a Deus por tudo ter corrido bem no encontro e que o Senhor continue provocando os nossos corações a serem cada vez mais disponíveis ao seu chamado missionário.

Fr. Filipe Luiz Santos Pereira SCJ (Coordenação da MDJ Provincial).

Comments are closed.