Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO DE JESUS

ESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO DE JESUS

Padre Dehon e o estilo de vida dos Padres do Coração de Jesus

Queremos hoje perguntar-nos sobre o estilo de vida, a espiritualidade que o Padre Dehon deixou para a sua Congregação. Creio que podemos encontrar pelo menos cinco caraterísticas, cinco qualidades muito fortes que o Padre Dehon gostaria de encontrar em todos os religiosos do Coração de Jesus.
1. Cultivar um grande amor e amizade ao Coração de Jesus. No Coração humano de Jesus o eterno amor de Deus bate por nós. Como resposta, somos convidados a amar profundamente a Deus e aos irmãos.
2. A segunda caraterística de nossa espiritualidade é nutrir-se sempre da Eucaristia. Ela é a fonte de nossa energia. É o lugar onde encontramos a paz, a ponte que nos une a Deus e entre nós. É luz para a nossa vida e missão.
3. Em terceiro lugar, o Padre Dehon sublinha a importância de nossa vida comunitária. Temos muitas ocupações, mas todos nós sabemos que precisamos de tempo para nos abastecer. Na comunidade tratamos dos assuntos da Congregação, confrontamos a nossa vida e ministério, nossos sucessos e insucessos, nossas ideias e nossos sentimentos. Rezamos juntos, buscamos a vontade de Deus e tomamos juntos as nossas refeições. Planejamos nossa vida, apoiamo-nos mutuamente e assumimos a responsabilidade pela vida e pelos compromissos.
4. A quarta qualidade da espiritualidade dehoniana é algo que o Padre Dehon estimava de maneira única, especial: Unir um intenso trabalho apostólico a uma vida de profunda união com Deus, reflexão e oração. Padre Dehon nos convida a trabalhar pelo Reino de Deus nas pessoas e nas sociedades. Levar as pessoas a uma profunda união com Deus e trabalhar para que as estruturas da nossa sociedade reflitam o amor de Deus e a justiça para todos. Era realmente um profeta do nosso tempo.

5. Isto nos leva naturalmente à quinta qualidade da Espiritualidade Dehoniana: Somos chamados a ser servidores da reconciliação. Como Dehonianos, a finalidade de nosso ministério e de nossa vida é a busca da reconciliação e levar as pessoas a viver juntas como irmãos e irmãs, no respeito mútuo como membros da família de Deus, que se amam. A nossa vocação é ser servidores da reconciliação que Jesus veio restabelecer; trabalhar para estabelecer entre nós o Reino de Deus.
Nós reconhecemos o amor de Deus, revelado no Coração de Jesus. Na Eucaristia nos alimentamos com o amor de Deus. Somos comunidade de pessoas e usamos todas as nossas forças para construir esta comunidade entre nós. Esforçamo-nos para permanecer unidos a Nosso Senhor que nos ama e colaborar para fazer deste mundo um lugar melhor para todos. Procuramos manter as pessoas unidas no perdão e na paz, no amor e na justiça.

Francisco Sehnem, scj.

Comments are closed.