Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasFORMAÇÃO/RETIRO DOS NEOSSACERDOTES DA BSP

FORMAÇÃO/RETIRO DOS NEOSSACERDOTES DA BSP

Instituto

 

Entre os dias 15 e 19 de novembro, na Chácara do Abarés em São Paulo/SP, aconteceu o encontro formativo e retiro dos padres da Província que foram ordenados nos últimos anos (de 2017 a julho de 2021). Estiveram presentes os padres: Rodrigo
Lopes, Túlio, Reges, Rarden, Jeferson, Guilherme, Marco Antônio e eu. Acompanhou nos durante estes dias o Provincial, Pe. Eli Lobato, e contamos, no período matutino de terça-feira, com a grata presença e formação do Dr. Eduardo Dal Lago com o tema: “Tendência do vitimismo”.
Com a conferência do doutor aprendemos algumas definições sobre vitimização (a culpa está fora, nas pessoas ou circunstâncias), o ser accountability (aquele que assume consequências para si) e responsabilidade (obrigação de desempenhar, de tomar conta) e como superar o “ser vítima”, ou seja, deixar a paralisia e assumir o protagonismo.
Além da formação foram dias abençoados de muitas partilhas, orações e convivência. Durante o encontro também trabalhamos com o livro indicado pelo Padre Provincial, “Ser Padre Hoje”, escrito pelo Pe. Vitor Feller. Dentre tantas perguntas, com o auxílio da leitura, nos centramos em algumas: quais os desafios sociais, eclesiais e pessoais na vida da Igreja e do padre? Fomos recordados também pelo autor que a vida do presbítero está profundamente enraizada na vida trinitária: “Deus Trindade é a fonte, a forma e o fim da Igreja e de cada presbítero” (FELLER, p. 34).
Na sexta-feira, depois de dias bons e frutuosos, com a santa Missa e um café delicioso terminamos este encontro. Agradecemos o esforço da Província, em especial, do Pe. Eli pelo tempo dedicado a nós, bem como convidamos nossos irmãos no ministério, na medida do possível, a enriquecerem os próximos encontros com suas presenças.

 

Fraterno abraço a todos!
Pe. Erick Max Humberto (Assessor do SAV).

Comments are closed.