Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasJORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2023

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2023

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39)

 

Em 2023 será comemorado em Portugal o Dia Mundial da Juventude. Os jovens dehonianos preparam-se também para este evento mundial.

 

A pandemia alterou muitos aspectos da vida da humanidade, em todas as latitudes. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) não escapou aos terríveis males da pandemia. Inicialmente prevista para se realizar em 2022, foi adiada para Agosto de 2023.
A Jornada Mundial da Juventude realizar-se-á na cidade de Lisboa e por isso compete ao Patriarcado de Lisboa organizar este encontro dos jovens com o Papa. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, instituiu o Comité Organizador Local (COL) que é órgão executivo da preparação e organização da JMJ Lisboa 2023. Dado o alcance deste evento, todas as dioceses de Portugal e as Congregações Religiosas estão a movimentar-se para levar por diante esta iniciativa, com êxito. Há também o envolvimento das autoridades regionais e nacionais na preparação da JMJ 2023 a quem compete, por exemplo, a preparação do espaço onde se realizará a concentração final dos jovens. A colaboração entre as diversas instâncias de Governo e a Igreja Católica tem sido exemplar.
Nesta primeira fase o Comité Organizador preocupou-se com diversas questões técnicas: escolha do logotipo e do hino da Jornada, oração oficial, elaboração do itinerário catequético de preparação a ser usado nas dioceses, lançamento de diversos produtos oficiais que constituem o merchandising da Jornada Mundial da Juventude: t shirt, terço e pulseira. Foi também criado o site oficial em três línguas: espanhol, inglês e português. Em breve surgirá uma APP e, como não podia deixar de ser, há também uma presença bastante activa nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter.
O tema da JMJ 2023 foi proposto pelo Papa Francisco: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Esta frase bíblica dá início ao relato da visita de Maria a sua prima Isabel e está no seguimento da Anunciação que foi o tema da JMJ 2019, na cidade do Panamá.
Para este mês de Maio, o Papa Francisco propôs a maratona de oração pelo fim da pandemia que, cada dia, percorre os vários santuários marianos do mundo. A Direção de Pastoral e Eventos Centrais da JMJ Lisboa 2023 convida também os jovens a associarem-se a este iniciativa e preparou um guião com as meditações do Terço.
E nós, Dehonianos, qual é o nosso envolvimento na JMJ Lisboa 2023? Podemos dizer que estamos envolvidos em 3 diferentes níveis:
1º: Inserimo-nos nas diversas iniciativas das dioceses onde estamos presentes. Neste campo estão particularmente empenhados os Dehonianos ligados ao sector da pastoral vocacional e juvenil.
2º: A organização da JMJ 2023 confiou-nos a coordenação do Campo do Perdão, que será um espaço essencialmente dedicado ao sacramento da reconciliação durante os dias da JMJ.
3º: Através dos responsáveis da Pastoral Juvenil da Congregação, está-se a projectar realizar em Lisboa o encontro internacional da Juventude Dehoniana.
A esperança de todos nós é que se possa vencer a pandemia do COVID-19 o mais breve possível para que surjam passos mais firmes e confiantes em direcção à JMJ Lisboa 2023. Entretanto, podeis acompanhar todo este movimento de preparação através do site oficial: www.lisboa2023.org.

 

Pe. Zeferino Policarpo SCJ, Site da Congregação (https://www.dehoniani.org/)

Comments are closed.