Dehonianos - Província BSPArtigosMEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

MEMÓRIAS DA NOSSA HISTÓRIA

Dehonianos na Missão: Maranhão e Pará

Paróquia Santa Cruz (Imperatriz/MA)

No dia 25 de março de 1984, na festa da Anunciação, às 16:30hs., na Capela de Santa Cruz em missa presidida pelo Exmo. Sr. Bispo diocesano, D. Alcimar Caldas Magalhães, concelebrada pelos Freis Gentil, Elias e contando com a presença das Irmãs Canossianas e das Irmãs Dominicanas, foi criada a nova Paróquia de Santa Cruz. Devido a carência de clero, o Sr. Bispo nomeou a Ir. Marilda Del Papa ( Irmãs Dominicanas ) como Administradora Paroquial da Paróquia de Santa Cruz. Com a criação da Paróquia, gradativamente foram surgindo os Movimentos, Grupos e Pastorais.

Em 1985, foi nomeado o Pe. Francisco de Assis Sousa (in memoriam) como responsável pelo atendimento da Paróquia junto aos serviços prestados pelas Irmãs Dominicanas.

No dia 4 de março de 1989 outro marco histórico da caminhada da Paróquia foi benção e o lançamento da Pedra fundamental na construção da Igreja Matriz de Santa Cruz.

Em 1999 Pe. Alberto se ausenta da Paróquia para fins de estudo e no dia 8 de agosto de 1999 em celebração presidida por Pe. Felinto – Vigário Geral da Diocese – é apresentado Pe. Dário Paloschi scj ( vigário paroquial de Santa Rita ) como o novo Administrador Paroquial da Paróquia de Santa Cruz.

Atendendo ao pedido de D. Afonso Filipe Gregori, bispo da Diocese de Imperatriz, os Padres Dehonianos, na pessoa de seu Superior Regional – Pe. Celson Altenhoffen scj e seu Conselho, achou por bem assumir a Paróquia de Santa Cruz, uma vez que a Congregação já está presente na Diocese ( Paróquia de Santa Rita ).

Assim sendo, no dia 6 de fevereiro de 2000 em missa presidida por D. Afonso e concelebrada pelo Pe. Celson Altenhoffen scj (Superior Regional dos padres dehonianos no Maranhão ), Pe. Eugenio Venzon scj ( Conselheiro e vigário paroquial de Santa Luzia – diocese de Viana ), Pe. Alcides V. Pedrini scj ( pároco da Paróquia de Santa Rita – Imperatriz ), e Pe. Olindo Smaniotto scj ( também vigário paroquial de Santa Luzia – Viana ), foi empossado os padres José Angelo Figueira scj (pároco) e Pe. Dário Paloschi scj (vigário paroquial). A missa festiva foi muito bem preparada pela Comunidade e uma calorosa recepção com Igreja repleta de fiéis marcou a nossa chegada na Vila Lobão…..

Distrito Brasil São Luís.

Comments are closed.