Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasORDENAÇÃO DO P. JEAN CHAVES NEVES SCJ

ORDENAÇÃO DO P. JEAN CHAVES NEVES SCJ

Ele me amou e por mim se entregou! (Gl 2,20)

 

Em clima de oração e com grande alegria, manifestados nos rostos dos confrades, familiares, amigos e pessoas que se fizeram presentes na Igreja Matriz de Senhora de Fátima na noite de sábado, 22 de janeiro de 2022, a Igreja ganhou mais um sacerdote. Pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom Darci José Nicioli, arcebispo da Arquidiocese de Diamantina (MG), o Diac. Jean Chaves Neves, scj, recebeu o Sacramento da Ordem na celebração eucarística das 19h.
A cerimônia aconteceu em Pirapora (MG), cidade de origem do Diác. Jean, localizada na região norte do estado mineiro e a aproximadamente 340 quilômetros da capital Belo Horizonte.
Fizeram-se presentes na celebração um número significativo de sacerdotes da Congregação e do clero diocesano que participaram da história e caminhada vocacional do Diác. Jean.
O lema escolhido pelo diácono para a sua ordenação é “Ele me amou e por mim se entregou!” (Gl 2,20), o qual expressa bem a sua busca por configurar-se ao Coração de Jesus e, conforme o carisma dehoniano, ser um ministro da reparação e da reconciliação.
Em sua homilia, Dom Darci externalizou a sua alegria e gratidão pelo convite para partilhar de seu ministério. O arcebispo destacou a grande benção que é uma ordenação sacerdotal num tempo de tanto individualismo. Ademais, ele lembrou que como dehonianos somos servidores segundo o Coração de Jesus.
“Amor é doação até o extremo da entrega da vida como o amor de Cristo na Cruz”. Esse é o chamado acolhido pelo jovem Jean. Dom Darci também enfatizou: “configurar-se a Cristo. Eis o segredo para dele ser sacerdote. Você, hoje, é ordenado. Você não ficará dono de nada, para que tudo seja colocado a serviço da missão na pobreza e por uma obsequiosa obediência que lhe dará a maior das liberdades, a liberdade de não fazer a própria vontade. E tenha consciência, tenha consciência, todo este tesouro está guardado em vaso de barro, na fragilidade de um homem. Por isso cuide-se, seja um homem de oração. Cuidem-se uns dos outros. Você tem a graça de participar de uma família religiosa. Como nós da nossa família presbiteral, cuidemo-nos para que nas fragilidades sejamos vencedores”.


No domingo, dia 23 de janeiro, o Pe. Jean celebrou a sua primeira presidência na comunidade São João Batista, sua comunidade de origem e na qual participava de um ministério de música e de um grupo de oração antes de ingressar no Seminário.
Pe. Eli Lobato dos Santos, Superior da Província Brasil São Paulo, refletiu a Liturgia da Palavra e ressaltou em sua pregação dois a aspectos para o ministério do neossacerdote:

1) a coincidência da primeira missa com o Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo papa Francisco, somada a riquíssima Liturgia da Palavra do Terceiro Domingo do Tempo Comum parece ser uma indicação para que o Pe. Jean seja íntimo e conhecedor da Palavra de Deus;

2) o padre da nossa Igreja anuncia e explica a Palavra de Deus com a autoridade que  é da Igreja, conforme a Ordem que ele recebeu no dia da sua ordenação.
Pe. Jean exercerá o seu primeiro ano de ministério presbiteral como formador no Seminário Dehonista em Lavras (MG). Peçamos ao Senhor que conserve o padre Jean fiel e perseverante em seu ministério e lhe conceda a graça de um longo e fecundo ministério sacerdotal, capaz de combater o mal e fazer o bem.

 

Fr. Elizeu Resende Silva, SCJ

mfn-post-love:
0

Comments are closed.