Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasORDENAÇÃO E 1ª MISSA DE P. TIAGO BRANCO

ORDENAÇÃO E 1ª MISSA DE P. TIAGO BRANCO

Eis-me aqui para fazer a tua vontade!

No último sábado (22) ocorreu, na cidade de Doutor Camargo, no Estado do Paraná, a ordenação sacerdotal de Tiago Júnior Branco, popularmente conhecido como “Camargo”. A paróquia da cidade é dedicada a São Pedro apóstolo. Sua ornamentação estética chama atenção pelos azulejos, com motivos biográficos petrinos. Neste local, sob o olhar atento e emocionado de cerca de cem pessoas, é que nosso confrade recebeu a ordem do presbiterato.

Estavam presentes, além de amigos e parentes, representantes do clero da Arquidiocese de Maringá, das Províncias dehonianas BSP, BRM, Região BSL; Comunidade Bethânia, Maristas e demais religiosos e seminaristas.

A ordenação foi presidida por Dom Murilo S. R. Krüger SCJ, e concelebrada por Pe. Ronilton Souza Araújo SCJ, às 19:30 hs.

Em sua homilia, Dom Murilo fez memória do período em que foi Arcebispo de Maringá, e também da atual conjuntura pandêmica em que se encontra o Brasil e o mundo. Ressaltou ainda o fato de que muitas pessoas gostariam de ter participado da celebração, mas que devido às exigências sanitárias locais, ficaram impossibilitadas. Todavia, chamou a atenção para o fato de que “nada pode deter o poder da oração”. Dom Murilo dirigiu um pedido ao neossacerdote para que “jamais esqueça as palavras do Bispo no dia de sua ordenação: ‘receba o Evangelho, ponha em prática o que aprendeu (…)’”. Alertou também para o fato de que “permanecer com Jesus é conviver com Ele, estar unido a Ele, escutá-lo, ter o olhar de Jesus para o Pai e para os irmãos. Estar com Jesus é fazer tudo o que Ele fazia, é produzir frutos como Ele fez”. E aconselhou, como bom pastor, a “permanecer com Jesus na oração, na Santa Missa, na Espiritualidade Eucarística e na recitação do Rosário”.

Segundo o Bispo, “Jesus não nos chama para o ativismo, mas sim, para estar com Ele”, e concluiu trazendo à memória de todos a frase de nosso Padre fundador: “O Coração de Jesus não sabe o que fazer com nossas obras se não tiver nosso coração” (Pe. Dehon).

O Superior da Província BSP dirigiu ao agora Padre Tiago Junior Branco SCJ breves e profundas palavras de acolhida, manifestando os sentimentos de alegria e gratidão pela sua ordenação. Segundo Pe. Ronilton, “a cada celebração de uma ordenação é uma oportunidade de renovar o ministério sacerdotal de cada um”. Aos pais do neossacerdote disse que “quem ama não perde um filho, mas faz uma oferta de amor e entrega”. O superior da BSP ainda ressaltou que “Tiago tem agora a missão de levar a Palavra de Deus a uma terra tão necessitada, que é Santa Luzia, no Maranhão”. E, por fim, o encorajou a não ter medo na caminhada. Ao término da celebração, Pe. Tiago fez os devidos agradecimentos de forma espontânea, simples e bem humorada, como é sua característica.

A Primeira Missa de Pe. Tiago foi celebrada no dia seguinte, às 08:30 hs, no mesmo local. A homilia foi proferida por Pe. Rafael Vieira SCJ, que ressaltou as virtudes de companheirismo, humildade e fé de Pe. Tiago, ao longo de toda a sua jornada formativa.

Pe. Tiago permanece com seus pais até o próximo dia 09 de setembro, quando viaja em definitivo para Santa Luzia-MA, para iniciar seus trabalhos como vigário paroquial.

Pe. Tiago inicia um novo capítulo de sua vida e vocação, sob o instigante lema: “Eis-me aqui para fazer a Tua vontade”.

Que Deus o abençoe em sua jornada!

Por Fr. Valim SCJ.

Comments are closed.