Dehonianos - Província BSPDestaques VocacionalRETIRO DOS PROPEDEUTAS DE TERRA BOA

RETIRO DOS PROPEDEUTAS DE TERRA BOA

Um ânimo espiritual e vocacional

Para marcar oficialmente o início do segundo semestre em nossa casa formativa, foi-nos proposto um retiro espiritual, o qual aconteceu na casa de formação e espiritualidade Mãe do Bom Conselho, na cidade de Marialva/PR. A casa que pertence à Congregação das Irmãs dos Santos Anjos Custódios acolheu, entre os dias 17 e 19 de agosto, os treze propedeutas e o P. Hiago Igor Santos Araújo da Silva, do clero arquidiocesano de Maringá, o qual foi o mediador do retiro com o tema “A imagem de Deus”. O recolhimento propiciou a todos nós uma profunda reflexão sobre o conhecimento de si e a nossa configuração à imagem de Deus, enquanto candidatos ao sacerdócio.

Durante o encontro foram propostas várias reflexões, seguidas de um oportuno deserto que, com o silêncio, a paz e a calmaria oferecidos pela casa, permitiram um profundo encontro com Deus e frutuosos momentos de oração e meditação.

O encontro teve seu desfecho com a Santa Missa, presidida pelo mediador do retiro e concelebrada pelo diretor do Propedêutico P. Reginaldo José Sturion, scj e o P. Gerson Siqueira vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Marialva/PR, seguida de um delicioso almoço preparado carinhosamente pela equipe de voluntários.

De volta ao Seminário São Judas Tadeu era momento de preparar e organizar a casa para acolher ilustres visitas de membros de nossa Congregação que se hospedariam em nossa casa para a ordenação presbiteral do então Diác. Tiago Branco, scj. Animados por nossos formadores, tomamos parte desta tarefa para pensar e preparar cada detalhe acolhendo os nossos visitantes à altura da particular acolhida presente em nosso carisma.

Entre os dias 21 e 23 de agosto hospedaram-se em nossa casa Dom Murilo S. Ramos Krieger, scj Arcebispo emérito de São Salvador da Bahia/BA, P. Ronilton Souza de Araújo, nosso superior Provincial, P. Cícero Celeste Murara, ecônomo provincial da Província BRE, Ir. Antonio, scj, e a Sr Graça participante do SAV da Província Brasil São Paulo e grande amiga de nossa Congregação. A presença deles trouxe alegria e novo ânimo para nossa casa. No dia 22 de agosto, sábado, nos alegramos unidos a toda a Congregação, pela ordenação de mais um presbítero para o serviço de nossa Província e da Igreja de Cristo.

A celebração ocorrida na cidade de Dr. Camargo/PR, teve particular importância para nossa comunidade formativa, pois fomos presenteados com a oportunidade de compor a equipe celebrativa, formando ativa participação na Celebração Eucarística, desenvolvemos as funções auxiliares que contribuíram para o bom êxito da celebração. Para todos os que participaram foi um momento ímpar de grande emoção e ânimo vocacional. Presenciar uma ordenação presbiteral encheu-nos de vigor e coragem para seguir  na caminhada.

Imbuídos da alegria deixada por nossos visitantes e todo ânimo recebido na ordenação de P. Tiago continuamos firmes em nossa caminhada formativa e olhamos com grande otimismo para o futuro.

Seminaristas Manoel Gomes e Rodrigo Martins.

Comments are closed.