Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasPREPARAÇÃO AOS VOTOS PERPÉTUOS E DIACONATO

PREPARAÇÃO AOS VOTOS PERPÉTUOS E DIACONATO

Curso e Retiro em Jaci/SP e Barretos/SP

Vivat Cor Iesu!

Caros confrades, que a alegria do Senhor seja a nossa força na missão e na nossa vocação. Entre os dias 22 de janeiro a 04 fevereiro de 2022, aconteceu nas cidades de Jaci-SP e Barretos-SP, o curso e o retiro para os Votos Perpétuos e o Diaconato dos formandos de 2022.
Na primeira semana aconteceu o curso que foi excelente. Pe. Rafael Vieira que foi o primeiro acessor, abordou os temas da Identidade Dehoniana e dos Votos Religiosos e o Diaconato em Perspectiva Dehoniana. O segundo assessor foi o Pe. Demétrius, que fez uma bela reflexão acerca da Vida Fraterna em Comunidade Dehoniana à luz da Carta Programática – “Bondosos e Misericordiosos”. Os fratres tiveram a oportunidade de revisitar e tomar conhecimento mais aprofundado da Província BSP e sua estrutura. Esta parte do curso teve como assessor o Pe. Vagner, ecônomo provincial, que abordou a Economia e Elementos Práticos da Vida Dehoniana.
Na segunda semana aconteceu o Retiro pregado pelo Pe. Cleiton, que o conduziu muito bem. Ajudou-nos a rezar, refletir e compreender que os Votos Perpétuos e o Diaconato podem ter muitas compreensões, mas seu cerne por excelência é o serviço, o colocar-se a serviço. Missão e apostolado vivido e testemunhado pelo Nosso Senhor, Jesus Cristo, em toda sua vida, encontrando na cruz sua expressão mais forte e eloquente. Pois, Ele mesmo nos exortou: “[…] o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção por muitos” (Mc 10,45).
Por fim, não podemos deixar destacar o acolhimento da comunidade religiosa do Instituto Dehon, Postulantado, que foi muito solícita e fraterna em todas as nossas necessidades.
Preparam um ambiente super agradável para a realização do curso. O retiro acabou sendo no postulantado, por decisão da turma, já que aconteceu um imprevisto. Mesmo assim, tudo ocorreu bem, o clima foi mais do que favorável para rezar, já que muitos passaram por esta casa, quando ela acolhia a etapa do noviciado. Agradecemos a Deus pelo dom da vocação, a Congregação por nos acolher e a todos os formadores que nos ajudaram e aos que continuam ajudado a sermos cada vez mais servos melhores.
Seja adorado em toda parte…

 

Fr. Francisco Augusto de Queiroz SCJ (4º Ano de Teologia).

mfn-post-love:
0

Comments are closed.