Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasRETIRO ANUAL DA PROVÍNCIA BSP

RETIRO ANUAL DA PROVÍNCIA BSP

O Vinho de Caná não pode faltar

Entre a tarde do dia 2 e a manhã do dia 6 de março aconteceu o retiro anual da Província BSP. Participaram 31 religiosos, além do próprio pregador do retiro, Pe. Carlos Enrique Caamaño. O retiro aconteceu na Casa Schoenstatt Tabor, em Atibaia.

P. Carlos foi conselheiro e superior geral. Atualmente é membro da Região Venezuela e atua na atividade paroquial e formativa em Caracas.

P. Carlos tomou emprestado as proposições reflexivas da Confederação de Religiosos Latino-Americanos (CLAR).

As reflexões do retiro, de modo geral, versaram sobre a vida religiosa na perspectiva das “talhas” das bodas de Caná (cf. Jo 2,5-10): o religioso deve encher as talhas com a própria vida e, por isso, deve trazer consigo a vida nova que enche a “festa do Reino” com a novidade de Cristo. Para encher o mundo de vida nova, o religioso, especialmente o dehoniano, é convidado a fazer o que o Senhor lhe pede. Em outras palavras, o religioso dehoniano é convidado a viver sua vocação no espírito do Ecce Venio como uma missão colaborativa à Salvação.

É fato que para encher as “talhas” do Reino de Deus com o “vinho” da Vida Nova de Cristo, é necessário que o religioso esteja “embebido e embriagado” da Palavra de Deus. Só a Palavra é capaz de destilar a verdade num mundo tão viciado nas palavras falsas que prometem prazer, poder e riqueza.

O vinho bom do Reino de Deus é destinado a todos, mas, principalmente, aos que se encontram sedentos dela.

Na fundamentação de suas palavras, P. Carlos Enrique usou a Regra de Vida SCJ, o Diretório Espiritual de P. Dehon, o Documento “Partir de Cristo” da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, homilias e pronunciamentos do Papa Francisco, cartas e pronunciamentos dos Superiores Gerais SCJ, além das reflexões da CLAR.

Que o Espírito Santo conduza nossos religiosos a se renovarem nas graças quaresmais e pascais. Que sejamos fiéis à nossa missão e, certamente, seremos instrumentos de Cristo para a renovação do seu Reino.

P. Ângelo José Adão, scj (Retirante e Secretário Provincial).

Comments are closed.