Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasSeminário Teológico Sint Unum – 3

Seminário Teológico Sint Unum – 3

O estilo de vida de Jesus é o nosso estilo de vida

A primeira parte dos trabalhos online foi dedicada à conferência do claretiano, P. Carlos Garcia, que destacou três elementos fundamentais: o magistério, a situação atual e o discernimento sobre a vida comunitária. Depois de tantos séculos e a partir do Concílio Vaticano II, o magistério eclesial repropôs a Trindade como modelo para as relações humanas. O segundo elemento refere- se à relação interdisciplinar para a compreensão da mudança de época, em que encontramos apreço das relações em várias áreas de conhecimento (teologia, psicologia, ciências naturais…). O terceiro elemento é o da necessidade de um exame de consciência acerca do testemunho que, enquanto comunidade, transmitimos às pessoas: se não é o Cristo ressuscitado, estamos perdendo tempo.

O seminário prosseguiu com a escuta da conferência proposta por P. Michel Simo Temgo, dos Camarões, com o emblemático título “O estilo de vida de Jesus: raiz da força educativa e libertadora do Sint Unum”. Retomando algumas reflexões de Papa Francisco sobre a mundanidade espiritual, evidenciou o quanto seja necessário, hoje, sermos “espertos em comunhão”. A partir da experiência concreta nos Camarões assinalou como o desafio do Sint Unum faz crescer na comunhão fraterna e como discípulos de Jesus. A reconciliação é um instrumento essencial para fazer crescer o Sin Unum.

Enfim, P. Michel Simo delineou o que caracteriza o estilo de vida de Jesus e o processo de discipulado, concluindo: “a nossa ‘visão espiritual’ é, essencialmente, caracterizada por uma tensão permanente que dá sentido ao estilo de vida de Jesus”. Trata-se de um estilo marcado por serviço, hospitalidade, amor e credibilidade e no qual nós encontramos o genuíno caminho do Sin Unum.

P. Rodrigo Arruda SCJ (http://dehoniani.org/). Tradução de E&L.

 

Comments are closed.