Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasSeminário Teológico Sint Unum – 4

Seminário Teológico Sint Unum – 4

Vida fraterna, Sacramento de unidade

Depois de uma semana de estudos, reflexões e partilhas, o Seminário Teológico chega ao seu final. Cerca de 40 confrades discutiram e procuraram rever o significado do Sint Unum na Congregação e no mundo de hoje, concentrando-se no amor de Deus e sobre a sua misericórdia, bem como sobre as dimensões do pecado visto, sobretudo, como uma não abertura ao amor de Cristo. Sint Unum permanece um desafio atual e uma perspectiva para o mundo de hoje. Durante o encontro emergiram três aspectos específicos: a prioridade do amor em Cristo (agape), a vida fraterna como “sacramento”, o caráter profético da unidade.

No último dia do seminário, os participantes confrontaram-se sobre alguns aspectos específicos da mensagem final que será editada por uma comissão ad hoc e, em breve, ficará à disposição em várias línguas.

Uma das novidades dessa edição do Seminário foi a transmissão via streaming. Por outro lado, por causa da pandemia, não havia outra possibilidade. É verdade que alguns elementos importantes, como em todo encontro do gênero, fizeram falta como, por exemplo, a convivência fraterna, as conversas informais, as orações em comum, sem contar que tivemos alguns problemas técnicos. Dito isso, a experiência em streaming, revelou-se bastante positiva. A regular e constante presença dos participantes, o tom das discussões (em particular aquelas dos grupos continentais), as contribuições oferecidas pelos vários relatores que se sucederam ao longo dos dias. Um acontecimento positivo que poderá ser repetido também para outras tipologias de encontros.

P. Rodrigo Arruda SCJ (http://dehoniani.org/). Tradução de E&L.

Comments are closed.