Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasSUPERIOR GERAL VISITA ALBÂNIA

SUPERIOR GERAL VISITA ALBÂNIA

Um momento intenso de alegria evangélica no espírito dehoniano

 

O Superior Geral retorna à Albânia para encorajar a missão dos confrades dehonianos. A missão na Albânia necessita de outras forças: um apelo à Congregação.

 

Quando o Superior Geral visitou a Albânia há dois anos (25-28 de outubro de 2019), foi o primeiro Superior Geral a fazer esta viagem nos quase 30 anos de história da nossa missão no país das águias. Apesar da experiência difícil que estávamos vivendo naquele momento, devido à morte do nosso confrade, P. Antonio Bozza, o Superior Geral ficou entusiasmado com a nossa missão, a nossa experiência pastoral em Escodra e o trabalho social do P. Pasquale Nalli: a ajuda ao hospital de Laç, a colaboração com a comunidade protestante na gestão de uma cantina para crianças pobres, uma clínica para crianças autistas.
O terremoto em novembro de 2019, a pandemia de COVID-19 com a consequente doença de 3 confrades, as igrejas fechadas e a suspensão dos compromissos pastorais puseram seriamente à prova a nossa presença dehoniana na Albânia.
De 29 de setembro a 1° de outubro, o Superior Geral, acompanhado por P. Artur Sanecki, retornou mais uma vez ao solo albanês. As discussões sobre o presente e o futuro do nosso serviço na Albânia constituíram a base dos diálogos que preencheram estes dias.
Em 1° de outubro, com o Superior Geral, participamos de uma celebração especial no Convento das Clarissas em Escodra. No início do mês missionário, uma monja do mosteiro de Fanano, na província de Modena, Itália, chegou a este lugar contemplativo para ter uma experiência missionária e enriquecer a oração e o trabalho das clarissas em Escodra.
Um momento especial no programa da visita do Superior Geral foi a visita à casa do “Projeto Esperança”, que costumava ser a nossa casa religiosa em Escodra e que, confiada a esta associação em regime de empréstimo, é agora uma “casa de família” para mais de 20 mulheres com deficiência e um “centro diurno” para outros rapazes com deficiência das outras casas do Projeto.
A nossa missão na Albânia continua e espera ser reforçadavatravés da presença de outros religiosos dehonianos. Entretanto, agradecemos ao Coração de Jesus a visita do Superior Geral, um momento forte de comunhão que nos encorajou no nosso trabalho apostólico e uma fonte de esperança e renovação da alegria evangélica e dehoniana.

 

Jarek Grzegorczyk, scj & Gianni Dimiccoli, scj (https://www.dehoniani.org/pt/)

Comments are closed.