Dehonianos - Província BSPDestaques Notícias VocacionalVIVÊNCIAS E REMINISCÊNCIAS: DIÁC. DANILO

VIVÊNCIAS E REMINISCÊNCIAS: DIÁC. DANILO

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu quem vos escolhi” (Jo 15,16)

 

Eu nasci aos trinta e um (31) dias do mês de Julho de 1989, em VarginhaMG. Sou filho de Adenize Maria Cardoso e João Bosco Fuzatto e tenho dois irmãos: Diego Cardoso Fuzatto e Thaís Carvalho Fuzatto. Após um longo período de discernimento vocacional com Pe. Rafael Querobin, SCJ, ingressei para o Seminário Propedêutico, no ano de 2010 que, naquele ano, inaugurava uma nova fase nas dependências do IMSJT, em São Paulo-SP.
Nos anos de 2011 a 2013, cursei Filosofia na Faculdade São Luiz, residindo no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque-SC. Após a conclusão dos estudos filosóficos, ingressei como postulante, no Postulantado São Judas Tadeu, em Terra Boa-PR. Fui admitido ao Noviciado Coração de Jesus, no ano seguinte, em 14 de Janeiro de 2015, na cidade de Barretos-SP, onde, depois de 1 ano como noviço, professei meus primeiros Votos Religiosos de Castidade, de Pobreza e de Obediência, na Paróquia São João Batista, no dia 15 de Janeiro de 2016.
Nessa ocasião, minha turma escolheu como Lema: “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que em Cristo Jesus: Sint Unum” (cf. Fl 2,5). Após minha profissão, recebi a primeira transferência e fui designado para ser formador no Seminário Propedêutico Padre Dingler e auxiliar na Paróquia São Pedro, na cidade de Novo Horizonte do Norte-MT, onde trabalhei intensamente como Frater por 2 anos consecutivos.
Após esse período, iniciei, em Taubaté-SP, meus estudos teológicos na Faculdade Dehoniana, residindo no Conventinho, onde atuei por 2 anos na Pastoral Vocacional TREVO – e, por outros 2 anos, no Instituto Meninos de São Judas Tadeu – IMSJT. Professei os Votos Perpétuos em 13 de Fevereiro de 2021, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, Santuário São Benedito, Taubaté-SP e, no dia seguinte, na Matriz Sagrado Coração de Jesus, na mesma cidade, recebi o terceiro grau da Ordem, o Diaconato, pela oração e imposição de mãos de Dom Nelson Westrup, SCJ. Minha turma escolheu o mesmo lema de nossa Primeira Profissão, a fim de continuar a busca pelos mesmos sentimentos de Cristo Jesus e vivendo a unidade através do imperativo Sint Unum, (Sejam um). Exerço meu diaconato no IMSJT.
Nessa reta final da formação inicial, sinto-me agradecido pelas tantas oportunidades que Deus, através da Congregação, me ofereceu; com os olhos fixos nAquele que me chamou, ‘olho para trás’ para agradecer e louvar pela minha vocação e, ao mesmo tempo, olho para adiante, para as missões que me forem confiadas como Religioso Presbítero Dehoniano!
Minha Ordenação Presbiteral (18/12/2021, às 18h00) será em ‘dose dupla’, pois o Diácono Denner Gregório, SCJ, meu amigo conterrâneo de longa data, também será ordenado comigo pela oração e imposição de mãos de Dom Pedro Cunha, Bispo da Diocese da Campanha-MG, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em Varginha MG. No dia seguinte, presidirei a Eucaristia pela primeira vez na Matriz Nossa Senhora de Fátima, às 10h00, pois, além de ter sido criado no bairro da mesma, lá fui coroinha, catequisando e agente de pastoral.

 

Diác. Danilo Cardoso Fuzatto SCJ (Taubaté: Conventinho e Faculdade Dehoniana).

Comments are closed.