Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasTERRA BOA CELEBRA PADRE DEHON

TERRA BOA CELEBRA PADRE DEHON

95º aniversário de Morte do Fundador Pe. Leão Dehon, em Terra Boa/PR

Animados e cheios de vigor, nós, enquanto comunidade do propedêutico, nos dedicamos e nos empenhamos ao máximo para a preparação do Tríduo e da celebração da Santa Missa, no dia 12 de agosto. Cientes da importância desta data, não somente para nós, mas como para toda Congregação, foi com imensa alegria que começamos os preparativos em nossa casa bem cedo.

Orientados por nossos formadores, Pe. Reginaldo e Fr. Eliseu, foi decidido para nossa comunidade à realização do Tríduo, conduzido por nós propedeutas, onde, através dos temas propostos por eles, podemos compreender um pouco mais sobre o carisma de Pe. Dehon no percorrer de sua vida.

O tema Central do Tríduo foram as últimas palavras de Pe. Dehon: “Por Ele vivi, por Ele morro”. Com isso, no dia 9 de agosto deu-se início ao nosso Tríduo durante a missa. O primeiro tema abordado no tríduo foi “Um carisma em Construção”, como Pe. Dehon construiu sua relação com o Coração de Jesus até dizer no leito de morte o tema celebrado.  Foi realizada a leitura de um texto que tratava sobre o assunto, seguido de uma breve reflexão e uma oração para finalizar, tudo realizado pelos propedeutas. Este modo se seguiu até o ultimo dia do tríduo. O Segundo Tema foi “Um carisma Vivenciado”, A espiritualidade de entrega de sua vida a Cristo no seu cotidiano, através de suas diversas obras e projetos. E, por último o tema “Um carisma deixado como herança”, enfatizando como o seu carisma se espalhou pelo mundo e como foi expresso o seu amor pelo Sagrado coração de Jesus por todo o mundo.

Após o término do último dia do Tríduo estávamos a um passo da grande celebração. Na manhã do dia 12 de agosto começamos o dia bem cedo com a exposição do Santíssimo e a realização da Hora Santa em memória do Pe.Dehon.  Depois da Hora Santa tivemos o café da manhã festivo, e logo após tivemos um tempo livre pela manhã até a Convivência seguida do almoço. O almoço foi realizado na área da piscina onde, de forma bem festiva, celebramos o grande dia.

A celebração da Santa Missa em memória de Padre Dehon foi realizada à noite. Padre Reginaldo de forma inspiradora realizou sua homilia, falou sobre a espiritualidade ardente de nosso fundador pelo Sagrado Coração de Jesus e o seu carisma nos tempos de hoje e finalizando fechou com uma reflexão sobre o tema central “Por Ele vivi, por Ele morro”.  Logo depois da Santa Missa finalizamos o grande dia com a Convivência e nosso Jantar de forma fraterna e alegre, como homens do Coração de Jesus.

Propedeuta Lucas neves dos Campos.

Comments are closed.