VIVÊNCIAS E REMINISCÊNCIAS

Completai em mim a obra começada (cf. Sl 137)

 

Em cada linha da minha história, Deus se faz presente na minha vida. No dia 12 de junho de 1985, nasce o quinto filho de Vera Lúcia Bernardo dos Santos e Geraldo dos Santos, em Taubaté/SP. Tenho seis irmãos: Lucimara Bernardo, Adriano Bernardo, Cristiano Bernardo, Soraia Bernardo, Juliano Bernardo e Fabiano Bernardo.
Sempre participei da Igreja, nos grupos de adolescentes, de jovens, fui catequista e também coordenador dos coroinhas. Quando na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja chegou o então novo vigário Pe. Geovane Inácio dos Santos, scj, que era o responsável pelo SAV, me fez um convite para fazer o famoso acompanhamento vocacional, dizendo que eu tinha traços vocacionais. Depois de 3 anos de acompanhamento, ingressei no Seminário Propedêutico, ano de 2010, a primeira turma que inaugurou as dependências do IMSJT em São Paulo/SP.
De 2011 a 2013 fiz a etapa da Filosofia residindo no Convento Sagrado Coração de Jesus estudando na Faculdade São Luiz em Brusque/SC. Sou grato a todos os meus formadores do Convento Sagrado e ao povo de Deus, pela amizade construída durante estes três anos.
Depois da filosofia, fui admito ao Postulantado São Judas Tadeu, em Terra Boa/PR. Nesta etapa além de uma boa convivência fraterna, marcaram-me as atividades pastorais na Paróquia São Judas Tadeu. No dia 14 de janeiro de 2015, ingressei no Noviciado Coração de Jesus, em Barretos/SP, na cidade de Maria.
Ali, aos 15 de dezembro de 2016, professei meus primeiros Votos Religiosos de Castidade, de Pobreza e de Obediência. A celebração aconteceu na Paróquia São João Batista, pelas mãos do superior provincial Pe. Ronilton. Para nos impulsionar a viver bem a vida religiosa, a minha turma escolheu o lema: “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que em Cristo Jesus: Sint Unum” (cf. Fl 2,5).
Minha primeira missão como religioso de votos temporários, foi o Distrito São Luís, no Maranhão, para ajudar na missão da Paróquia e Santuário Santa Luzia, em Santa Luzia/MA. Foi um ano somente, mas trago em meu coração a realidade missionária desta paróquia e também a fé marcante daquele povo. Depois, no meu segundo ano de tirocínio, fui transferido para formação na casa de Filosofia em São Luís/MA.
Depois deste período de estágio, fui transferido para o Convento Sagrado Coração de Jesus para cursar teologia, na Faculdade Dehoniana, na cidade de Taubaté/SP. No meu primeiro ano em Taubaté atuei como um dos fratres responsáveis da MDJ da Província, ajudando nos acampamentos Ecce Venio, além de assessorar alguns grupos da MDJ, na Província BSP. Ao longo dos outros três anos fiz pastoral na Paróquia São Sebastião, aqui mesmo em Taubaté.
No dia 13 de fevereiro de 2021 eu e mais nove fratres professamos os Votos Perpétuos na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja – Santuário São Benedito, e no dia 14 de fevereiro na Paróquia Sagrado Coração de Jesus recebemos o terceiro grau da ordem, o Diaconato, pela oração e imposição de mãos de Dom Nelson Westrup, scj. Meu diaconato estou exercendo na minha Paróquia de origem, na Paróquia São Sebastião e Taubaté.
“Até aqui o Senhor me ajudou”. Dou-vos graças, ó Deus, por tantos formadores padres que passaram na minha vida me ajudando a ser o religioso que sou hoje.
Serei ordenado padre no dia 11/12/2021, às 18h30, na Paróquia São Sebastião em Taubaté, pela oração e imposição de mãos de Dom Vilsom Basso, scj, Bispo da Diocese de Imperatriz/MA. E no dia 12/12/2021, às 09h30, na Paróquia Mãe da Igreja – Santuário São Benedito, presidirei a Eucaristia. Escolhi como lema para minha vida sacerdotal o salmo 137,8: “Completai em mim a obra começada”.
Continuai a completar em mim esta obra começada no batismo e, daqui por diante, como vosso humilde servo, no serviço à Igreja, com grande amor e com muita alegria.

 

Diác. Luciano Bernardo dos Santos SCJ (Conventinho e Faculdade Dehoniana de Taubaté)

Comments are closed.