Dehonianos - Província BSPDestaques NotíciasPe. PEDRO PAULO: 70 ANOS DE VIDA RELIGIOSA

Pe. PEDRO PAULO: 70 ANOS DE VIDA RELIGIOSA

Alegrai-vos e exultai,
pois será grande a vossa recompensa nos céus

Caros confrades!

As circunstâncias atuais não nos permitiram maior festa, porém de modo carinhoso e orante, celebramos no último dia 10, quarta-feira, os 70 anos de vida religiosa de nosso fantástico Pe. Pedro Paulo Dias, scj. Ele que reside em Jaraguá do Sul, por opção de estar mais perto da irmã, pegou uma carona conosco, Fr. Eliseu,scj e Pe. Reginaldo,scj que participamos da profissão religiosa dos novos fratres da Província. No caminho revelou sua alegria em celebrar seu Jubileu de Platina em Terra Boa onde trabalhou com tanto afinco missionário por longos anos.

Diante desta alegre notícia preparamos a celebração festiva aos moldes pandêmicos, nos organizamos para fazer presente os sentimentos de gratidão e reconhecimento de seu serviço desde sua primeira profissão até nosso presente caótico.

Alguns detalhes marcaram esta celebração. Ele ditou uma lista de “amigos” que se fizeram presentes em sua vida pelas terras vermelhas do Paraná.  Ele determinava a distância que as pessoas deveriam ficar dele e dizia: “ … não liguem não, foi meu superior que mandou. Não posso abraçar, nem pegar na mão de vocês, mas saibam que gosto muito de todos vocês”.

A missa em Ação de Graças aconteceu na Matriz de São Judas Tadeu, às 19:30. O próprio padre PP presidiu-na. Concelebraram Pe. Reginaldo,scj e  Pe. Antônio que fez as honras de sua acolhida na celebração. As palavras de Pe. Pedro Paulo reiteraram sua alegria em ter feito muito por esse povo e, como diz: com atenção especial aos pobrezinhos e doentes. Dizia ainda que “antes do velho morrer, queria visitar esse povo querido”. Após a missa seguimos para o seminário São Judas Tadeu onde nos confraternizamos com a Família Dehoniana e o felicitamos em comunidade pela vida de entrega a Deus, por amor ao Coração de Jesus.

Segue aqui o histórico de vida religiosa e sacerdotal de Padre PP, testemunho de amor e dedicação à Igreja e ao povo de Deus.

Nascido a 07/06/1930 na cidade de Guaramirim/SC, filho de Luciano João Dias e Rosa Maria Dias, professou seus votos religiosos na presença do Pe. Tarcísio Rauchholz, no dia 10/02/1951, ordenado diácono aos 17/03/1956 e sacerdote do Senhor em 29/06/1957, solenidade de São Pedro e São Paulo por Dom Francisco Borja do Amaral, em Taubaté/SP. Neossacerdote, fez estágio em Rio Negrinho/SC trabalhando como professor. Foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, na Vila Maria, onde trabalhou durante o ano de 1957.

Em 1958 – Vigário paroquial em Varginha. Em 1960 – Pároco de Santa Rita, Curitiba/PR. Em 1963 – Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Candelária/SP. Em 1964 – Pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Joinville/SC. Em 1967- Vigário Paroquial na Paróquia São Judas Tadeu/ SP. Em 1968 – foi colocado a serviço da CRB Regional de Curitiba/PR. Em 1971- Pároco da Paróquia de Dr. Camargo/PR. Em 1974 – Coordenador da Pastoral Diocesana e secretário do Bispo de Campo Mourão/PR. Em 1975 – Pároco de Ivaté/PR 1978 – Coordenador da Pastoral Diocesana de Umuarama/PR. Em 1981- Pároco de Araruna/PR, em 1984 – Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, São Luís/MA. Em1987- Pároco na Paróquia São Vicente de Paulo, São Luís/MA. Em 1990 – Pároco de Araruna/PR. Em1992 – Vigário Paroquial na Paróquia Bom Jesus da Penha/RJ. Em 1993 – Pároco em Furnas/RJ. Em 1994 – Vigário Paroquial em Rondon/PR. Em 1995 – Vigário Paroquial em Terra Boa/PR. Em 1996 – Vigário Paroquial em Jussara/PR. Em 2000 – Vigário Paroquial em Lucas do Rio Verde/MT. Em 2001- Vigário Paroquial em Formiga/MG. Em 2002 – Vigário Paroquial no Santuário São Judas Tadeu/SP. Em 2003- Vigário Paroquial na Paróquia de Indianópolis/PR. Em 2004 – Vigário Paroquial na Paróquia Bom Jesus da Penha/RJ. Em 2007 – Transferido para o Seminário São Judas Tadeu, Terra Boa. Em 2012 – Administrador da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Brasilândia do Sul/PR.  De 2016 a 2017 – Auxiliou na Paróquia Santos Anjos em Guaramirim/SC. De  2018 a 2021 reside no Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul/SC.

Ao Padre Pedro Paulo nossa gratidão, pela sua força de vontade, bom humor, amor pelo Coração de Jesus e, acima de tudo, por seu exemplo de fé e fidelidade aos votos que fez.

Pe. Reginaldo SCJ e Fr. Eliseu SCJ (Seminário São Judas Tadeu).

Comments are closed.